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Não basta só olhar para os pés do corredor. É importante observar joelhos e quadril, em movimento e parado'. Quem afirma é o fisioterapeuta especialista em esporte e corrida, David Homsi, da clínica Dr. Osmar de Oliveira. E ele garante: definir corretamente a maneira como você pisa ao caminhar e correr é fundamental na escolha do tênis apropriado, evitando lesões e dores posteriores.Antes de mais nada, é preciso lembrar que teste de pisada não é observar o desgaste da sola do calçado.


Pronadores

Pronadores tem a pisada para dentro, apoiando o pé mais internamente. A maioria dos pronadores apresenta joelho valgo, isto é, curvo para dentro. Isso causa sobrecarga não só nos próprios joelhos, podendo levar a dor e problemas nos meniscos, como também no quadril. Além disso, os casos de pronação costumam ser mais frequente entre as mulheres, devido à anatomia preparada para a gravidez e o parto. O quadril mais largo acaba forçando os joelhos, que se curvam para dentro. Para manter o equilíbrio do corpo, o ponto de apoio dos pés fica mais interno, provocando a pisada pronada.

Supinadores

A pisada supinada é a mais rara dos três tipos. Acontece quando o ponto de apoio do pé é na região mais externa. Apesar disso, normalmente esse é o tipo de tênis que possui um maior amortecimento.




Neutros

Os sortudos que têm pisada neutra não apresentam nenhum tipo de desvio ao caminhar ou correr. Os neutros não sofrem nehum desabamento lateral do calcanhar. O pé toca o solo corretamente e o ponto de apoio é central. No caso dos neutros, as pressões são equilibradas e suportadas de maneira certa pelos joelhos e quadris.

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